Nova página 1

FARMÁCIA ALMEIDA CUNHA

 

|

 
 
HOME

BEM VINDO AO NOSSO WEBSITE

Fundada em 1890, a História da Farmácia Almeida Cunha tem
acompanhado as lides das gentes do Porto. Situada frente ao
Mercado do Bolhão, notabilizou-se pelas suas fórmulas originais.
Hoje continua a surpreender pelo serviço atencioso e
especializado  prestado pela equipa liderada por Teresa Figueiras,
directora e proprietária desde 1996.

Saiba mais »

 
 
 

HOME

 

APRESENTAÇÃO

 

EQUIPA AO SEU DISPOR

 

LOCALIZAÇÃO E HORÁRIO

 

 

HOME » APRESENTAÇÃO

 

APRESENTAÇÃO

Frente ao Mercado do Bolhão no Porto, a Farmácia Almeida Cunha abriu portas em 1890. Desde logo, notável pela produção de fórmulas originais, a botica de Joaquim Almeida Cunha produzia entre outros alívios um penso gástrico elogiado pelas gentes. Mas, nem só pelo afamado produto a Farmácia do Bolhão se tornou conhecida...

No estabelecimento era possível adquirir curas para muitos outros males como, por exemplo, « a prodigiosa injecção anti-hemorrágica», ou ainda vaidades como a loção para o cabelo. Estas e muitas outras fórmulas alinhadas num verdadeiro tratado manuscrito pelo farmacêutico Almeida Cunha fazem parte do testemunho que constitui o espólio do centenário estabelecimento.

Adquirido em 1996 por Teresa Figueiras, directora e técnica responsável pela Farmácia do Bolhão, o estabelecimento possui importante acervo. Inapropriadas para as exigências actuais do estabelecimento, as vitrines embelezam agora a secção de ortopedia que, desde a data de abertura, foi uma das áreas onde a Farmácia Almeida Cunha mais se notabilizou tendo, de resto, ficado conhecida pelo seu engenho em pôr os «pés direitos» às gentes da Invicta.

Igualmente conhecida era a venda na Farmácia do Bolhão de argila com propriedades terapêuticas. A comercialização deste produto durou até meados dos anos 80 sempre com grande popularidade. No entanto, as normas impostas pela União Europeia e o reconhecimento da ausência de condições para manter esta venda levaram ao fim deste comércio.

Em termos de documentação escrita, a herança do estabelecimento conta com publicações várias do «Formulário e Guia Médico» editado na cidade do Porto, sendo o mais antigo datado de 1935. Aqui podemos ler fórmulas atribuídas à botica situada frente ao Bolhão. No entanto, não é este o livro mais vetusto entre os existentes na Farmácia Almeida Cunha... Essa honra cabe, pelo contrário, à sétima edição francesa do «Formullaire des Nouveaux Remèdes» de 1893, revista pelo Dr. G.Bardet e publicada por Octave Don Editeur.

Ao nível dos equipamentos, conta-se com potes, almofarizes, frascos e autoclaves em perfeitas condições. Estes eram máquinas de vapor que atingiam altíssimas temperaturas e serviam para a esterilização dos recipientes e instrumentos. Além disto, existe uma curiosa velharia que é a máquina registadora em exposição neste centenário espaço de saúde. Sujeitos a obras de recuperação, a fachada e o estabelecimento permaneceram quase intocados, mantendo o tom rosa que leva a que a farmácia seja conhecida por esta cor.

 

 
   
   
   

HOME | POLÍTICA DE PRIVACIDADE |

HOME | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MAPA DO SITE

 

Farmácia Almeida Cunha - Todos os direitos reservados
Powered by: IVICEVERSA